sexta-feira, 12 de junho de 2015

Netflix: Vivo tem a iternet mais lenta no Brasil

Todos os meses o serviço de vídeos via streaming Netflix divulga rankings com a média da velocidade dos principais provedores de internet do mundo.

Segundo o serviço de vídeos o "índice de velocidade de conexão Netflix é uma avaliação do desempenho da Netflix no horário nobre na rede de determinados provedores de Internet. Não se trata de uma medição do desempenho geral de outros serviços ou dados que possam trafegar pela rede do provedor em questão. Maiores velocidades na Netflix geralmente trazem melhor qualidade de imagem, inicialização mais veloz e menos interrupções."

No Brasil a liderança do ranking tem sido da Live TIM, serviço de fibra ótica residencial da TIM, há quase um ano. O segundo lugar está com a GVT.

A Vivo, que por muito tempo permaneceu na penúltima colocação, em dezembro de 2014 foi ultrapassada pela Oi, que atende a região da antiga Telemar com conexões de internet residencial fixa.

Desde lá, o serviço Vivo Internet tem sido classificado como a pior conexão de internet fixa do Brasil no horário nobre da internet.

A situação se agravou ainda mais no mês de maio, quando a Vivo teve a pior média no ISP Ranking desde o início das medições, caindo para os 1.31 Mbps. Todas as outras operadoras, com exceção da Live TIM, tiveram aumento nas médias de velocidade.

A Telefonica ostenta as piores médias também em países vizinhos. Na Argentina o pior serviço na avaliação publicada pelo Netflix também é o da empresa espanhola.

Este cenário revela uma realidade incompatível com o aumento da demanda. Aparentemente, a Vivo novamente freou os investimentos em redes de fibra ótica. A média tende a cair nos pŕoximos meses, com o aumento da demanda de serviços via streaming e a desalereação no mercado de fibra ótica.

Esta realidade denuncia novamente a necessidade de empresas estatais oferecendo alternativas de qualidade para competir com o lento mercado das telecomunicações brasileiras.

Para além da melhoria da qualidade dos serviços, uma empresa estatal também poderia atender a demandas de conexão para pessoas em condições de vulnerabilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário